IIGD Ograce

25/06/2016 - O GOLPE REVELADO

  • Envie por Email
  • Imprimir

Porque Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra.

 

2 Crônicas 18.3

Desde o início da formação de Israel, o Senhor já advertia Seu povo a não entrar em comunhão com quem não servia a Ele, pois há operação demoníaca no coração de quem rejeita a Luz. Crer em Deus é uma coisa, e servir-Lhe é outra bem diferente. Quem se casar com alguém que não ama o Pai verá essa pessoa amando e servindo ao Filho? Por isso, o crente não pode unir-se ao incrédulo nem ter sociedade com ele (2 Co 6.14-18).

Para ter o respaldo de Josafá – o rei prodígio que fizera um grande exército de um povo pequeno e tinha até apoio dos que lhe eram tributários –, Acabe começou a executar um plano que levou tempo para ser realizado. Acabe sabia que não lhe adiantaria lutar contra Judá, pois seria derrotado. Seria impossível enfrentar o temido exército de Josafá, que, além de ter homens preparados e voluntários ao rei, contava com a ajuda do Senhor.

Aos poucos, Acabe começou a enfraquecer o rei de Judá. Primeiro, deu a sua filha por mulher a Jeorão, filho de Josafá. Depois de alguns anos, o rei de Samaria sentiu que era a hora de concluir seu plano e o convidou-o a visitá-lo. Não se engane com o ímpio, pois ele só pensa em si. Ao chegar a Samaria, o rei de Judá foi homenageado de modo suntuoso, o que o fez crer que o rei de Israel o amava. Então, nem se lembrou de Deus.

Enganado, ele se deixou levar pelo que viu. A estratégia do diabo é a mesma que ele usou para enganar Eva no jardim do Éden. Ele abre os olhos de alguém para a formosura de uma pessoa, para o jeito educado e a alegria dela e, depois, como a mulher adúltera de Provérbios 5, leva o iludido “como ovelha muda para o matadouro”. O ludibriado ainda julga que encontrou a felicidade longe de Deus. Que tolice!

No apogeu da festa, ao ver que Josafá estava “em suas mãos”, o rei ímpio usou de estratagemas e o pressionou, perguntando se iria com ele para guerrear contra os sírios. Como se estivesse embriagado pela recepção que lhe fora oferecida, Josafá nem pediu um tempo para orar. As Escrituras dizem que decidir apressadamente é laço (Pv 20.25). O rei de Judá disse sim e ainda afirmou seria como Acabe. Misericórdia! Às vezes, também falamos demais.

Josafá não podia ter consentido com os planos do rei de Israel, porque este adorava a Baal; era ímpio. Às vezes, nós influenciamos com a conversa do demônio e agimos como Josafá. Por isso, em qualquer situação, consulte o Senhor. Quem se apressa a responder sem ouvir o Altíssimo desaponta-O. Se ele tivesse orado, perceberia o erro de se comprometer com um iníquo.

O texto bíblico mostra que Josafá já estava vendido ao diabo, pois, ao pedir permissão para consultar o Senhor, demonstrou que não estava bem. A decisão de Acabe sobre o profeta de Deus deveria ter servido para Josafá dizer que estava fora daquela aventura, mas não foi o que ele fez.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração do Dia

 

Senhor! Precisamos estar em Tua presença; senão, seremos iludidos pelo inimigo. Ajuda-nos a nos lembrarmos de Ti, nos bons e maus momentos. Não podemos nos deixar enganar pelos elogios que recebemos.

Não devemos cobiçar o manjar dos ímpios nem imitar o modo de eles agirem. Tu não estás nos planos deles porque não Te temem. Se nos juntarmos a eles, nós Te desagradaremos!

As homenagens prestadas a nós nos tiram da comunhão Contigo. Sem o Teu favor, jamais acertaremos em nossas decisões. Por isso, precisamos do Teu auxílio para não tropeçarmos!

Todos os direitos reservados à Igreja Internacional da Graça de Deus · O site do povo de Deus.

fechar

De que maneira as mensagens diárias têm abençoado sua vida?

*todos os campos são obrigatórios

fechar

Pedido de Oração

*todos os campos são obrigatórios

fechar

Enviar Mensagem por Email